Para encerrar a série de posts dedicada aos Códigos de Situação Tributária de ICMS, IPI, PIS e COFINS, será apresentada neste post a possibilidade de se configurar cada um dos CSTs de acordo com os CFOPs utilizados nas notas fiscais, tanto para as operações de entrada quanto para as operações de saída.
No entanto, antes de demonstrar como realizar a configuração proposta, vale a pena ressaltar que a grande vantagem desta abordagem é a automatização da emissão e escrituração das notas fiscais e principalmente um processo fiscal mais confiável. Como exemplo, se em um CFOP estiver definido com o CST de IPI 53 (Saída não tributada), o usuário não irá se preocupar se na nota fiscal haverá cálculo do imposto, o sistema simplesmente irá respeitar o CST cadastrado no CFOP e não irá calcular IPI.
O primeiro passo para configurar CST por CFOP, é acessar a tela de configuração do MS METAL e marcar as opções de configuração de CST por CFOP como na imagem abaixo.
Após a marcação das configurações apresentadas na imagem anterior, no momento da escrituração ou emissão das notas fiscais, o sistema prioriza os CSTs configurados no cadastro de CFOPs como apresentado na imagem abaixo (tela de cadastro de CFOP do MS METAL).
Caso haja quaisquer dúvidas ou informações que não foram explicitadas neste post, deixe seu comentário ou então entre em contato com o suporte da MASTER SIG.